Qualidade e Eficiência em Revisão de Textos

Trabalho como revisor de textos na língua portuguesa desde 1998, com editoras, agências de publicidade, empresas em geral e pessoas físicas. Sou formado no curso superior de Letras Português/Inglês e cursei Publicidade e Propaganda até o 3º ano. Já me encontro familiarizado com a nova ortografia do português e a aplico em meu dia a dia.

Saiba mais sobre a minha experiência

A importância da Revisão e Preparação de Textos

Ao redigir um texto, o autor tem a preocupação principal de expressar suas ideias, de forma a se fazer entender por seu público-alvo e atingir seus objetivos. Nem sempre se atenta rigidamente às normas da língua (também com a reforma ortográfica da língua portuguesa, muitas pessoas não estão familiarizadas com as novas regras e continuam a escrever de acordo com a ortografia antiga) ou à coesão de modo geral. Ou então, mesmo escrevendo com muita atenção, deseja que um profissional habilitado leia seu texto para apontar e corrigir possíveis erros e dar opiniões sobre como fazer o texto ficar ainda melhor. Aí entra o trabalho do revisor/preparador de textos.

Um texto com uma linguagem correta, claro, que transmite sua mensagem de forma eficiente ao leitor, sem gerar dúvidas ou problemas de interpretação, é ponto crucial para o sucesso do conteúdo que se deseja transmitir, seja o de uma obra literária, uma tese acadêmica ou uma peça publicitária. A revisão e/ou preparação são processos técnicos que têm como objetivo garantir a correção e a clareza de um texto, não de alterá-lo sem conhecimento de seu autor. O respeito às características da obra original e ao seu estilo é fundamental. Qualquer sugestão ou modificação textual só é realizada com autorização do autor.