Serviços

(Para textos acadêmicos, técnicos, jornalísticos, publicitários, literários, didáticos, sites, de pessoas físicas ou jurídicas – trabalhos pontuais ou em esquema de pacote.)

Revisão de Textos

É o trabalho de corrigir erros ortográficos, gramaticais, buscando uma maior coerência e correção do texto, observando-se a linguagem padrão, as normas oficiais da língua portuguesa, mas sempre tendo em mente que, dependendo do estilo do texto e de seu objetivo, formatá-lo dentro de uma regra padrão seria alterá-lo e distanciá-lo de sua ideia original. Um texto em que o autor quer retratar um falar regional, uma linguagem popular, não deve ser alterado para a forma culta, pois isso seria deturpá-lo em sua essência. Um bom trabalho de revisão de texto leva isso em conta, não faz uma correção mecânica que acaba por comprometer o estilo. (Leia no item “Faça um Orçamento”, abaixo dos valores, sobre a segunda revisão e sua importância.)

Preparação de Textos

Além de incluir a revisão do texto, atenta-se à sua coerência, coesão, construção; apresentam-se sugestões e orientações ao autor, quando se concluir que seja necessário, sempre respeitando o conteúdo, o estilo e a integridade do texto, para torná-lo mais claro e objetivo para a leitura e seus propósitos. Pode-se até mesmo modificar pequenos trechos do texto, quando o autor autorizar, sendo que serão apresentados a ele para sua aprovação ou não.


ATENÇÃO: toda revisão/preparação de textos realizada tem como objetivo a correção da língua portuguesa e a clareza do texto. Não é realizada revisão do conteúdo. Por exemplo, ao ser revisado um texto da área médica, não é conferido se o que está escrito procede ou não, se os dados estão corretos, se uma tese é correta. Isto se aplica a todos os textos revisados/preparados. A conferência/revisão do conteúdo deve ser feita por um revisor técnico da área, é um trabalho diferente. Um revisor da língua portuguesa não cuida dessa parte, assim como um revisor técnico em geral não revisa ortografia e gramática. Também não é feita justificativa/explicação para o cliente de cada correção que foi feita, claro que dúvidas pontuais são esclarecidas, mas explicar uma por uma das correções é inviável e algo que em nenhum serviço de revisão ocorre. Não reescrevo textos de forma ampla; pequenos trechos podem ser modificados, mas reescrever o texto é de responsabilidade de seu autor.

 

 

A revisão/preparação de textos observa as normas do acordo ortográfico da língua portuguesa de 1990, que passaram a entrar em vigor em janeiro de 2009, mediante aprovação da Academia Brasileira de Letras, Ministério da Educação e Presidência da República.